O que é: A obstrução do canal lacrimal geralmente é causada por um processo inflamatório ou mesmo congênito.
Sintomas: O principal sintoma é o lacrimejamento constante, geralmente unilateral. Quando o canal lacrimal fica muito tempo obstruído, pode haver inflamação ou infecção, pois a lágrima permanece retida por um período muito longo. Nesse caso, o local da inflamação – canto interno e inferior do olho, próximo à base do nariz – fica vermelho, inchado e dolorido. Em alguns casos há saída de secreção purulenta pelo orifício de entrada do canal lacrimal.
Tratamento: A orientação é realizar massagem no local de três a quatro vezes ao dia para tentar desobstruir o canal lacrimal. No caso de inflamação, deve-se associar compressas quentes ou anti-inflamatórios. Quando não há melhora, recorre-se a cirurgia
Eu limpava o olho da minha corujinha sempre com soro fisiologico no movimento de cima para baixo, mas comecei a perceber que não havia uma evolução, até que uma amiga me ensinou a limpar de baixo para cima, como se tivesse empurando a sujeirinha para fora. E deu certo! Umas 2 semanas depois que comecei a fazer esse movimento o probleminha dela melhorou 100%.
A obstrução do canal lacrimal se não tratada pode causar inflamação pelo excesso de secreção que se acumula no olho. Então é importantíssimo esse cuidado.
Observem na foto que postei que o olho direito tem uma lacrima parecendo que havia parado de chorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário